Vera Nunes

Curadora, Produtora Cultural e Gestora de Projetos

Especialista em Gestão de Projetos para Comunicação e Cultura na América Latina pela USP, MBA em ESG pela Saint Paul e formada em Eventos Culturais e Impacto Social, construiu uma trajetória de mais de 28 anos dedicada à cultura.

É fundadora da Gentilização, empresa que há 15 anos transforma o cenário urbano com curadorias e projetos de arte pública de grande impacto social, já tendo realizado mais de 120 murais em parceria com artistas negros, indígenas e periféricos.

Ao longo da carreira, esteve à frente de projetos de referência no Brasil, como o OBRA Festival, primeiro festival internacional de arte pública do país, e o Festar – Festival de Realidade Aumentada.

Assina curadorias de destaque, como:

  • Insurgências Indígenas – Arte, Memória e Resistência (SESC Quintandinha)
  • Carolinas (Caixa Cultural São Paulo, 2025)
  • Diversos, Nhe ẽ sé – Desejo de Fala (com Sandra Benites)
  • Sesá Ixé – Olhar Eu

Atualmente, é membra do comitê curatorial do Museu Afro Brasil Emanuel Araújo e tem passagens por instituições como Instituto Tomie Ohtake, Theatro Municipal de São Paulo, Feira Preta e Museu das Favelas.

Sua prática articula arte, memória e diversidade, com o compromisso de promover inclusão e transformação social por meio da cultura.