Entre os dias 7 e 9 de maio, Fortaleza será palco do 13º Congresso GIFE, o principal evento sobre investimento social privado (ISP) e filantropia no Brasil. Este ano, o evento traz o chamado urgente para desconcentrar poder, conhecimento e riquezas, repensando o papel do setor na promoção de uma sociedade mais justa.
Em meio a dezenas de painéis e encontros, um destaque da programação será o painel promovido pelo programa Juventudes Potentes, da United Way Brasil, com o tema “Desafios e oportunidades no Investimento Social Privado para (e com) as Juventudes”, no dia 07 de maio, às 16h – Sala 5.
Durante o painel, será lançado, oficialmente, o “Guia de Diretrizes, Estratégias e Boas Práticas de Investimento Social Privado para e com as Juventudes no Brasil”, um material inédito e colaborativo produzido no âmbito da Rede Temática de Juventudes do GIFE. A publicação sistematiza aprendizados, evidências e proposições concretas para transformar a forma como o ISP atua com juventudes no país — com foco em cinco dimensões-chave:
- Experiência de vida dos jovens
- Território
- Diversidade de raça e gênero
- Recursos
- Políticas públicas
O debate contará com a mediação de Larissa Fontana, Secretária Executiva do Em Movimento, e a participação de lideranças do campo e de organizações de referência:
- Nayara Bazzoli – Gerente Geral do Juventudes Potentes
- Carla Francischette – Analista de Monitoramento e Operações do Juventudes Potentes
- Julia Tavares – Gerente de Comunicação da Fundação Otacílio Coser
- Rafaela Canela – Analista de Projetos da Fundação FEAC
- Marcelo Bentes – Coordenador de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho
Mais do que um debate técnico, o painel convida o setor a reconhecer as juventudes brasileiras como parte essencial das soluções para os desafios sociais estruturais do país, destacando caminhos práticos para tornar o investimento mais equitativo, participativo e transformador.
Sobre o Juventudes Potentes (GOYN SP)
O Juventudes Potentes integra o movimento internacional Global Opportunity Youth Network (GOYN), uma aliança formada por jovens, empresas, governos, organizações da sociedade civil e especialistas, sob liderança global do Aspen Institute (EUA). No Brasil, o programa chegou em 2020 por meio da United Way Brasil, que atua como parceira articuladora do GOYN na cidade de São Paulo. A iniciativa também está presente em cidades como Bogotá (Colômbia), Thekwini (África do Sul), Mombasa (Quênia), Thiès (Senegal), Cidade do México (México), Pune, Barwani e Ramgarh (Índia), além do Rio de Janeiro. Ao todo, são 17 comunidades em 9 países, mobilizadas para promover a inclusão produtiva de jovens por meio de soluções coletivas, sustentáveis e lideradas pelos próprios territórios.