
Uma das novas realidades é que as crianças estão passando mais tempo em casa. Enquanto as mães, pais e cuidadores estão ocupados com o trabalho doméstico, o trabalho remoto e os pais, as crianças podem se sentir tristes, estressadas, confusas, assustadas.
Além disso, é uma valiosa lição de amor ensinar a seu filho que construir uma casa é um esforço conjunto, exigindo contribuições emocionais e ações de todos os membros da família.
E ao contrário da crença popular, as tarefas domésticas são tediosas, os pequenos se sentem valorizados quando participam ativamente do dia a dia das famílias. Através de dinâmicas lúdicas em casa e do acompanhamento de seus cuidadores, as crianças podem aprender a apoiar as tarefas em casa. É fácil!
- O adulto pode selecionar atividades que a criança consegue realizar, de acordo com sua idade, como ajudar a fazer um suco, regar uma planta e alimentar os animais.
- Ele deve convidar a criança para as tarefas de uma forma divertida e lúdica, sem imposições.
- Durante a execução das tarefas, é importante que o adulto valorize o trabalho da criança e não corrija toda hora o que ela faz.
.
Ao mesmo tempo, você está ajudando seu filho a desenvolver habilidades para ser mais independente, resolver desafios e fortalecer os laços entre vocês.
De onde veio esta dica para os pais?
100 famílias com crianças dos 0 aos 6 anos em conjunto com a United Way e a Fundação FEMSA foram acompanhadas durante a pandemia através da plataforma Crescer Aprendendo, com conteúdo e apoio digital na Primeira Infância para contribuir na formação de ambientes saudáveis para o crescimento de meninas e meninos.

/
- UWB conquista selos Doar A+ e Transparência
- O Futuro é Agora: Encontro Anual reúne mais de 60 executivos em prol da primeira infância e das juventudes
- Convocação de Assembleia Geral Ordinária
- Crescer Aprendendo amplia atuação para 69 municípios no Ceará e chega em 27 escolas em Caruaru (PE) durante 2025
- Juventudes Negras no Brasil: Um chamado à ação