É neste mês que celebramos, simultaneamente, duas agendas estruturantes para a transformação social do país!
“Agosto Verde”: mês da primeira infância Reconhecido oficialmente pela Lei 14.617/2023, o Agosto Verde simboliza um movimento nacional para ampliar a visibilidade, o investimento e o cuidado com a fase que vai do nascimento até os 6 anos. É nesse período que se formam cerca de 90% das conexões cerebrais, e é para essa etapa que políticas públicas integradas podem fazer a diferença entre trajetórias de exclusão ou de potência.
Mês das Juventudes Inspirado pelo Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013) e por articulações da sociedade civil, o mês reforça o papel estratégico dos jovens na construção da sociedade. Trata-se de garantir direito à cidade, à educação, ao trabalho digno, à cultura, à saúde mental e ao protagonismo político.
Na United Way Brasil, temos clareza de que a primeira infância e as juventudes são duas faces da mesma moeda. Apoiar de forma consistente, sistêmica e intencional programas voltados ao desenvolvimento integral da primeira infância e à capacitação das juventudes, valorizando sua potência, é chave para a transformação social e econômica do país.
Por isso, ao longo do mês, participamos de mobilizações, formações, eventos e campanhas ao lado de parceiros fundamentais, como:
- Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com quem somamos esforços pela agenda da primeira infância e na divulgação do selo do Agosto Verde.
- Agenda 227, que reúne mais de 300 organizações para colocar crianças e adolescentes no centro do debate público e eleitoral.
- Instituto Alana, que disponibiliza gratuitamente toda a franquia “O Começo da Vida”.
- Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, que promove seminário sobre parentalidade e cuidado.
- Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, iniciativa do Ministério do Trabalho, OIT e Unicef, que apoiamos na criação de diretrizes e plano de comunicação pelas juventudes, a ser entregue à Presidência.
- Fórum Nacional da Juventude Negra, Unicef, Conjuve e organizações de território que nos ajudam a ampliar escuta e implementar ações formativas para juventudes.
- Semana das Juventudes Accenture, reunião de lideranças de RH para debater inclusão produtiva.
Acompanhe as redes sociais da UWB para saber mais sobre esses eventos e mobilizações! Acreditamos que toda criança deve ser protegida e ter seus direitos assegurados — e que nenhum jovem deve ser deixado para trás.
Investir nessas duas pontas, e ser ponte entre elas, é construir um Brasil mais justo, resiliente e preparado para os desafios que já estão entre nós. Agosto não é só um mês no calendário. É um chamado à ação. E nosso compromisso com crianças e jovens não se limita a 31 dias. Ele é diário. Vamos juntos?